segunda-feira, julho 05, 2021

O QUE QUERES FAZER?


 Há dias, numa entrevista à minha querida Cristina Ferreira, ela perguntou-me: mas o que queres ser? Só a astúcia pura, delicada e inteligente da Cristina Ferreira para me despertar para os meus caminhos... Tão bom. Tenho 46 anos, e abri na minha vida lugares que me permitem perguntar, afinal, que sítio queres para a tua vida? Onde vais-te cumprir, que ofício, que lugar? Não sinto que haja sempre necessidade de escolher, a vida vai-nos dando e tirando, e a coisa torna-se clara. Ou seja, a vida vai-nos escolhendo, também, caminhos que plantamos, como árvores.

O importante è dar à vida opções... o resto acontecerá. Eu sei.

 Tenho-me dedicado à meditação, por convite sereno da minha tão delicada e preciosa amiga Cristina Alves ( já lá vão 20 anos de nós). A Cristina tem-se erguido, numa vida alucinante, pela meditação. Mente sã, corpo forte, e coração limpo, é assim a Cristina. Tão minha, e quem a vai tendo, nunca mais a quer deixar, porque nos acrescenta. A meditação a que ela me seduziu, tem-me serenado, feito olhar ainda mais para dentro de mim, fechar os olhos e fortalecer-me; e tudo isto levo para os meus caminhos. Apresentador da RTP, apicultor e escritor. A música está-se a diluir. E aqui ando eu, feliz nos trilhos, a ser e a fazer tudo isto, sem optar, mas a exercer. Serenamente. Com felicidade. Se um dia tiver de escolher? Eu sinto que serei escolhido por estes caminhos, não vou precisar de ser eu a escolher. Até lá... faço o caminho, a assobiar de alegria. 

Duas Cristinas fizeram-me pensar em tanto disto. A Cristina que pergunta e observa, e a Cristina que medita e contempla. Que bom, que sorte a minha! Eternamente grato.


Hélder