domingo, abril 13, 2014

Morrer de fome

Ora viva

Morreram de fome 30 mil crianças na Somália; em 3 meses. Isto é uma merda. Já imaginaram o que é uma criança morrer porque não tem o que comer? Século XXI. Nem vou falar da morte de crianças com fome no resto do mundo. Vamos ficar só pela Somália. Li hoje esta notícia, e umas páginas à frente falava de Portugal como o 6º país mais envelhecido do mundo.

Anda tudo a navegar na maionese e tudo do avesso. Não pode ser, e eu como cidadão não posso fazer nada. Num mundo morrem crianças de fome, noutro mundo não nascem crianças para que não passem fome. O que é que vocês sentem ou ler estas notícias? E temos de passar ao lado, não há outro remédio. A gravidade dos dois factos é incomparável, óbvio. 

Mas parece que nada faz sentido. Morrer de fome? Mas o que é que se passa? Lembro-me, há dezenas de anos, das campanhas contra a fome, e está tudo na mesma. E nós cá andamos, sem poder fazer nada. E não temos filhos porque o estado social não nos garante o futuro deles, nem o nosso, às vezes é o que penso. Num mundo e noutro mundo são estas as notícias; e a realidade é o que os dois mundos fazem parte do mesmo planeta. E fica tudo na mesma. E vamos dormir e acordar, porque não podemos fazer nada. Nem por eles, nem por nós.

até amanhã

segunda-feira, abril 07, 2014

AMIZADE

ora viva

A amizade é um namoro. Por vezes o mais eterno. É aos meus amigos que me permito mostrar o que de   bom e mau tenho,  eles vão aceitar-me, não é tolerar-me. Os meus amigos ralham comigo e depois           dão-me um abraço. É assim  que funciona. Com honestidade, emocional e intelectual. Tenho grandes       amigos. Há muitos anos. Falamos diariamente. Dizemos que sim e que não. Entramos em casa sem avisar. Juntamo-nos quando o coração aperta e precisamos de mais corações à nossa volta.

 Há muito que não      faço novos amigos, os que tenho já são vintage. E bastam- me. Agora a amizade é lavoura que dá trabalho. Dedicação de agricultor. Abdicar de nós em função do amigo. É... A amizade é uma grande empreitada. Dá trabalho ao coração. A amizade não é conveniente, isso são as relações sociais, todos sabemos disso. A amizade é limpa como uma casa branca. Arrumada como uma praia em setembro. E um namoro...um   namoro generoso, que não cobra e é eterno, provavelmente o mais eterno das nossas vidas.

abraço